em 

Costa brasileira, os dez maiores absurdos

Pense num absurdo bem grande, na Bahia já teve precedente
Esta frase, que imortalizou Otávio Mangabeira, governador da Bahia entre 1947 e 1951, pode ser usada em relação ao Brasil e sua relação edipiana, hedonista, e esclerosada, com o mar, e tudo que diz respeito à ele. O site Mar Sem Fim não se conforma com as bobagens que vê na costa brasileira. Esta matéria dá apenas uma breve passada sobre algumas delas. E não se iluda: para cada uma aqui citada, existem outras ‘trocentas’ espalhadas pelo litoral. Senão, vejamos:

Tiros de canhão em Alcatrazes

1- Apesar da Ilha de Alcatrazes ser um dos maiores ninhais de aves marinhas da costa brasileira, ter uma esplêndida vida marinha, frequentada por tartarugas, baleias, e um sem – número de outras espécies, inclusive algumas endêmicas (da flora), a Marinha do Brasil a escolheu como alvo para tiros de canhão. A atividade já rendeu um incêndio que quase acaba com a sua vegetação.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, imagem da ilha de alcatrazes, SP
A espetacular ilha de Alcatrazes, litoral Norte de São Paulo, virou alvo de tiros de canhão

Mau gosto nas construções do litoral

2- Por sua extrema beleza, a vocação do costa brasileira com seus mais de oito mil quilômetros, é o turismo. Ninguém discute. Mas, apesar disso, empreendimentos nascidos da especulação imobiliária continuam a estraçalhar sua beleza quase diariamente, sem que ninguém proteste. O exemplo abaixo, de um condomínio em Ubatuba, é apenas mais uma prova do descalabro.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, imagem de condomínio em Ubatuba
O autor desta medonha obra merece o Prêmio Príncipe Charles de Excelência em Mau Gosto.

O Brasil, a pesca, e mais uma mentira petista: o Ministério da Pesca!

3- O Brasil é fraco na pesca devido ao fato de que 70% de suas águas territoriais estão em regiões tropicais, de águas quentes, pobres em nutrientes. Mesmo assim, sempre teve estatísticas anuais da quantidade pescada. Bastou o megalômano Lula da Silva criar o Ministério da Pesca, para nunca mais termos estatísticas do que é retirado anualmente de nosso mar territorial. Pra que serviu este esdrúxulo ministério?
Costa brasileira, os dez maiores absurdos
País rico é país sem pobreza, ladroagem, e burrice extrema!

Especulação imobiliária destrói a beleza cênica

4- A especulação imobiliária, quase sempre atrelada a grandes grupos empresarias, e a muitos prefeitos dos municípios costeiros, costuma ‘fechar praias’ que são uso de bem comum, portanto, proibidas de serem privatizadas. Mas agora, mesmo estando dentro de uma Unidade de Conservação, a APA de Cairuçu, donos de mansões estão privatizado a lâmina d’água, sem que qualquer medida seja tomada pelos órgãos públicos. Veja o exemplo abaixo.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos,
O dono da mansão não ‘privatizou’ apenas a praia, mas também a lâmina d’água, e ninguém fala nada!

Unidades de Conservação federais marinhas: engodo total!

5- Por falar em Unidade de Conservação, e na APA de Cairuçu, vale lembrar o absurdo sem precedentes de que esta UC tem 63 ilhas em sua jurisdição. Mesmo assim, a equipe da APA não conta sequer com um único barco. Ponto para o inoperante governo federal.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, mapa da apa de cairuçu
No mapa as 63 ilhas cujo gestor da unidade não tem acesso por falta de barcos!!!

Explorando petróleo entre corais!!

6- O banco de corais de Abrolhos é a única formação de corais do Atlântico Sul, ou seja, da costa brasileira. E os corais são habitat de um, em cada quatro tipos de peixes. Mesmo assim a ANP, Agência Nacional de Petróleo, liberou a área para ser explorada para extração de petróleo.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, imagem da ilha siriba, arquipélago dos abrolhos
Os corais de Abrolhos ameaçados pela extração de petróleo

Hotéis destroem beleza do litoral

7- Os hotéis são atraídos para o litoral pela grande beleza de sua fisionomia. Mas a primeira coisa que fazem, ao se instaurem, é destruir a beleza cênica com monstruosas construções que nada têm a ver com nossa beleza tropical. Os exemplos pipocam por toda a costa brasileira. Este, abaixo, é apenas um, entre dezenas.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, image de hotel em construção, praia do Forte
O que este caixotão de concreto, na Praia do Forte, tem a ver com uma praia tropical?

Torres eólicas e estupidez humana

8- Ninguém tem dúvida da importância da energia eólica mas, as torres para captar vento com suas imensas pás, são erguidas  nos lugares mais bonitos da costa brasileira, destruindo mais uma vez a bela paisagem. Veja este o exemplo de Mundaú, no Ceará, que era assim:
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, imagem do rio mundaú, litoral do ceará
Mundaú era assim…
Depois da instalação das torres, Mundaú ficou assim:
Costa brasileira, os dez maiores absurdos, imagens de torres eólicas em mundaú, litoral do ceará
Mundaú, descaracterizada, ficou assim…

Morticínio de tubarões em Fernando de Noronha, área “protegida”!?

9- Apesar do estúpido morticínio de tubarões mundo afora (anualmente cem milhões são mortos para terem suas barbatanas arrancadas e servidas como sopa em países asiáticos), um restaurante de Fernando de Noronha, que é um Parque Nacional Marinho portanto “protegido”, apresenta em seu cardápio ‘hambúrguer’ de tubarão, sem que nossas ótóridades tomem qualquer providência.
Costa brasileira, os dez maiores absurdos
A estupidez tem até avaliação pelo TripAdviser. Só mesmo no país do Macunaíma!!

Rio de Janeiro e a merda na baía de Guanabara, nosso maior cartão portal!!!

10- Apesar do Rio de Janeiro ser nosso principal cartão postal, a baía de Guanabara está morta, fétida, apodrecendo. Todos os dias, 15 mil litros de esgotos não tratados são despejados em suas águas. E o povo do Rio de Janeiro não protesta, ou protesta pouco o suficiente para o poder público continuar com sua eterna omissão.
baía-de-guanabara
Baía de Guanabara. Fétida, podre. Quinze mil litros de esgotos por segundo, é mole?

http://marsemfim.com.br/costa-brasileira-os-dez-maiores-absurdos/