quarta-feira, 13 de maio de 2015

A Flora das Montanhas da Amazônia - documentário

Assista o documentário: https://vimeo.com/126849147
senha: amazon.

Expedição ‘Montanhas da Amazônia’ registra riqueza vegetal

Trabalho ocorrerá em áreas onde pouca ou nenhuma coleta botânica já foi realizada

Por Bolivar Torres

Pico da Neblina, no Norte do Amazonas
Foto: Terceiro / Divulgação
Pico da Neblina, no Norte do Amazonas - Terceiro / Divulgação

Pouco se sabe sobre a diversidade vegetal das montanhas da região. Pensando nisso, o projeto “Riqueza de Espécies em Regiões Montanhosas da Amazônia Brasileira: Diversidade e Conservação”, ou simplesmente “Montanhas da Amazônia”, realizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro em parceria com a Natura, tenta registrar a riqueza florística dessas áreas em que pouca ou nenhuma coleta botânica já foi realizada.
Depois de passar, entre 2011 e 2012, por lugares de difícil acesso, como Serra do Aracá (Amazonas), Serra da Mocidade (Roraima) e Pico da Neblina (Amazonas), a equipe coordenada pelo pesquisador Marcus Nadruz Coelho iniciará sua quarta e última expedição no próximo dia 16, alcançando o Monte Caburaí (Roraima) e voltando à Serra da Mocidade. A cada viagem são trazidas de 800 a mil amostras. O material coletado está sendo estudado e um livro será publicado com o resultado da expedição.

— Não podemos confirmar, mas temos quase certeza que entre as amostras há espécies raras, algumas nunca antes registradas no Brasil, e também novas espécies — comemora Coelho. — O certo é que aumentará muito o nosso conhecimento da flora brasileira nestas áreas.

A falta de informação sobre a flora local se explica pela dificuldade em chegar nos picos. A Serra da Mocidade é um mistério até para a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra o complexo. O acesso à montanha só é possível de helicóptero. A equipe teve duas tentativas frustradas de pousar no Pico da Neblina — o mais alto do país, com 2.993 metros. É preciso pousar numa área pré-estabelecida, mil metros abaixo do pico, e depois subir com a ajuda do conhecimento dos índios.

— São áreas que possuem um clima muito especifico — detalha Coelho. — Encontram-se plantas mais rasteiras, como orquídeas e algumas bromélias. As árvores são poucas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/revista-amanha/expedicao-montanhas-da-amazonia-registra-riqueza-vegetal-9801696#ixzz3a2kNJCJl 


© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 



Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/revista-amanha/expedicao-montanhas-da-amazonia-registra-riqueza-vegetal-9801696

Nenhum comentário:

Postar um comentário