domingo, 24 de janeiro de 2016

Vencedores - Categoria Revista O Globo: OCEANÓGRAFOS DO MAQUA


Pesquisadores do Maqua em ação: estudo dos botos-cinza da Baía de Guanabara  - Foto: Custódio Coimbra/2-4-2015
 Coordenadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da Faculdade de Oceanografia da Uerj, Alexandre Azevedo e José Lailson Brito chamam pelo nome, ou pelo menos pelo número, os 36 golfinhos que sobrevivem nas águas da Baía de Guanabara. O reconhecimento é possível graças à técnica de fotoidentificação que a dupla implementou no laboratório, em 1995. Os botos-cinza nascem com a nadadeira dorsal lisa. Mas, devido à interação com o ambiente e, principalmente, ao contato entre eles (os animais se mordem tanto nas brigas quanto nos cortejos), ganham marcas que viram uma espécie de impressão digital. Nas últimas décadas, porém, os oceanógrafos testemunharam uma baixa de 90% na população de Sotalia guianensis na região — em 1985, eram cerca de 400.
— Se esta situação não for revertida, em cerca de 20 anos teremos uma população de raríssimos indivíduos ou não restarão mais botos na Baía de Gunabara — afirma Alexandre.
A espécie entrou para a lista vermelha do Ministério do Meio Ambiente por causa da situação crítica relatada pelo Maqua. A contaminação química e biológica, a pesca e o barulho causado pelos navios fundeados nos arredores da Ponte Rio-Niterói são as principais causas do desaparecimento dos cetáceos.
Após reportagem na Revista O GLOBO sobre a luta pela vida dos golfinhos, em maio de 2015, a Secretaria estadual do Ambiente liberou, por meio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), R$ 9,2 milhões para o financiamento do programa de monitoramento dos botos. O trabalho do Maqua realizado na Baía de Guanabara será estendido às baías de Sepetiba e da Ilha Grande. Em cada uma, há cerca de 800 botos.
— Ano passado, recolhemos 80 animais mortos em Sepetiba. É mais do que o dobro da população da Baía de Guanabara. É crítico. Temos que mudar esta perspectiva — ressalta José Lailson.
O Maqua foi fundado por um grupo de alunos de oceanografia, entre eles José Lailson, em 1992. Alexandre integrou o time três anos depois. Projetos de graduação, mestrado e doutorado foram realizados com base em estudos dos botos da Baía de Guanabara, assim como a maioria dos trabalhos realizados pelos alunos da dupla. Além do monitoramento dos golfinhos, o Maqua promove atividades de educação ambiental.
— Conseguimos mostrar que os botos-cinza são residentes fixos da Baía de Guanabara e que a população está em declínio por conta da mortalidade, não porque se mudou para Sepetiba ou para a Ilha Grande — conta Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário