quarta-feira, 12 de junho de 2013

Primeira Jubarte encalhadsa na temporada de 2013


  • Divulgação | Instituto Baleia Jubarte
    Animal, um macho adulto, tem mais de 13 metros de comprimento
Uma baleia jubarte foi encontrada morta dentro da área da Reserva Extrativista do Cassurubá, na localidade de Barra Velha, em Nova Viçosa (distante a 940 km de Salvador). Segundo informações do Instituto Baleia Jubarte, o animal encalhou no último sábado, 8, no entanto a informação só chegou ao conhecimento dos pesquisadores na segunda-feira, 10. Esse foi o primeiro caso de Baleia Jubarte encalhada em 2013.
O Instituto informou que o animal, um macho adulto, com mais de 13 metros de comprimento, está em avançado estado de decomposição. O médico Veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto, ressaltou que o local é de difícil acesso. De acordo com ele, a equipe utilizou uma lancha para chegar até lá.
O Instituto disse, ainda, que foi possível examinar alguns órgãos da baleia e, embora não se possa ainda estabelecer a causa da morte, a presença de hemorragia intensa próximo a região dorsal e a presença de alguns hematomas levantam a suspeita que o animal possa ter sido atropelado por um navio.
A equipe de pesquisadores vai voltar ao local nesta quarta, 12, para continuar o trabalho e tentar examinar as vértebras e outros ossos em busca de sinais de fratura, conforme informou a médica veterinária Adriana Colosio.
Segundo os médicos, a baleia está deitada com a barriga voltada para cima, o que dificulta os trabalhos, já que os ossos que os pesquisadores querem examinar encontram-se na parte de baixo sob toneladas de carne e gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário