quinta-feira, 13 de março de 2014

Baleia de 28 milhões de anos usava sistema de ecolocalização, diz estudo


Cientistas dos EUA analisaram fóssil de parente de botos e golfinhos. Mecanismo permitia se orientar pela emissão de sons de alta frequência.


Do G1, em São Paulo
2 comentários
Fóssil de Cotylocara macei foi encontrado na região de Charleston, na Carolina do Sul (EUA) (Foto: James Carew and Mitchell Colgan/Handout/Reuters)Fóssil de Cotylocara macei foi encontrado na região de Charleston, na Carolina do Sul (EUA) (Foto: James Carew and Mitchell Colgan/Handout/Reuters)
Um parente distante das baleias dentadas, botos e golfinhos que viveu há cerca de 28 milhões de anos já possuia a ecolocalização, um sistema biosonar baseado emissões de sons de alta frequência e seus ecos, segundo estudo publicado esta semana na revista "Nature" feito por cientistas do Instituto de Tecnlogia de Nova York, nos Estados Unidos. Fósseis da criatura chamada Cotylocara macei foram descobertos na região de Charleston, litoral da Carolina do Sul.

Geisler disse que o estudo do crânio de
 Cotylocara macei levou os pesquisadores à conclusão de que ela também era dotada do sistema de ecolocalização que ajudou o animal a encontrar comida durante a noite ou em águas turvas águas do oceano. Segundo o pesquisador, a Colytocara tinha uma cavidade profunda no topo da cabeça. "A anatomia do crânio é realmente incomum. Eu não vi nada parecido em qualquer outra baleia, viva ou extinta", disse Geisler.Segundo o professor Jonathan Geisler, que liderou os estudos desta nova espécie, as baleias dentadas, golfinhos e botos produzem sons de alta frequência através de uma área contraída nas passagens nasais abaixo do espiráculo (orifício respiratório por onde a baleia expele a água), enquanto todos os outros mamíferos, incluindo os seres humanos, produzem sons na laringe. O mecanismo de reprodução de som nas baleias dentadas é complexo, com grandes músculos, bolsas de ar e gordura.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/03/baleia-de-28-milhoes-de-ano-usava-sistema-de-ecolocalizacao-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário