quinta-feira, 13 de março de 2014

Baleias 'ensinam' indivíduos da mesma espécie a caçar, diz estudo

Conhecimento seria transmitido por meio da convivência em grupo.
Comportamento é adaptação à falta de comida; estudo saiu na 'Science'.


Exemplar de baleia-jubarte usa a cauda para aplicar técnica de caça de peixes (Foto: Jennifer Allen/Centro de Baleias de New England/Science)Exemplar de baleia-jubarte usa a cauda para aplicar técnica de caça de peixes (Foto: Jennifer Allen/Centro de Baleias de New England/Science)
Estudo publicado nesta quinta-feira (25) na edição online da revista “Science” sugere que um grupo de baleias-jubarte, forçado à adaptação para buscar alimento, desenvolveu uma técnica de caça que foi transmitida para diferentes indivíduos da mesma espécie.

Segundo os cientistas da Universidade St. Andrews, isto teria começado na década de 1980, na região de New England, nos Estados Unidos. Devido ao declínio de peixes arenque na região, alimento favorito desses mamíferos aquáticos, as baleias passaram a empregar uma metodologia que passou a ser utilizada por uma maior quantidade de indivíduos que viviam em uma mesma área.

O movimento forma uma rede de bolhas de ar na água que, especulam os cientistas, obrigaria os peixes a rumarem para a superfície do mar.
O método consiste em a jubarte bater de uma a quatro vezes sua cauda na água antes de mergulhar completamente.
De acordo com o estudo, ao rumarem para a superfície os peixes estariam tentando se afastar das baleias, mas apenas estariam facilitando “o ataque” desses mamíferos.
Transmissão de conhecimento
De 1980 até 2007, observações feitas mostraram que cerca de 280 baleias, de um grupo de 700 animais, passaram a empregar a mesma metodologia para caçar na área próxima ao Santuário Marinho Stellwagen Bank.
O artigo sugere que essas informações comprovam o conceito de aprendizagem em rede dos animais, por meio da observação feita por um espécime. Segundo os pesquisadores envolvidos, a convivência entre indíviduos facilitaria a transmissão.
O estudo compara o método das baleias ao modo de aprendizagem empregado por humanos, que se adaptam a diferentes grupos e regras de convívio social também com a ajuda da observação.
Segundo o estudo, as jubartes transmitem conhecimento por meio da convivência em grupo (Foto: Jennifer Allen/Centro de Baleias de New England/Science)Segundo o estudo, as jubartes transmitem conhecimento por meio da convivência em grupo (Foto: Jennifer Allen/Centro de Baleias de New England/Science)
 Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/04/baleias-ensinam-individuos-da-mesma-especie-cacar-diz-estudo.htm
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário