terça-feira, 11 de março de 2014

Baleias são vistas na orla do Rio


Mamíferos chegaram perto da areia do Leblon, por volta das 15h30.
Segundo oceanógrafo, espécie chega a 15 metros de comprimento.

 Um grupo de baleias foi visto nesta segunda-feira (10) no mar da Zona Sul do Rio. Os mamíferos chegaram perto da areia do Posto 10 do Leblon, segundo banhistas, por volta das 15h30. Às 16h30, o GloboCop filmou as baleias, já um pouco afastadas, em São Conrado.
O oceanógrafo da Uerj José Laílson afirmou à TV Globo que se trata da espécie baleia de Bryde, que chega a atingir 15 metros de comprimento. Segundo o professor, desde dezembro esse grupo de baleias tem sido visto nadando no litoral fluminense em busca de alimento. Pelo menos 10 animais foram identificados.

Baleia foi vista no mar da Zona Sul do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)Baleia foi vista no mar da Zona Sul do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)
Moradores do bairro, que estavam na praia nesta segunda, afirmaram que era dificil perceber a presença dos animais. Daniel Gomes, de 26 anos, é universitário e ficou surpreso com a presença das baleias.

"Cheguei na praia com uns amigos para aproveitar o dia de folga e percebi o esguicho de água no meio do mar. Depois de um tempo, percebi que estavam frequentes. Não dava para ver qual era o animal, mas achei interessante. Nunca tinha visto por aqui", disse Daniel.Segundo informações de agentes do Corpo de Bombeiros que faziam a fiscalização do local, a presença dos mamíferios não é comum na orla da Praia do Leblon. Até as 16h, nenhuma ocorrência tinha sido feita e os animais não ofereciam perigo aos banhistas.
Em junho do ano passado, duas baleias foram flagradas aproveitndo o clima de inverno para um passeio pela orla da Zona Sul, perto das Ilhas Cagarras.
Mamífero foi visto por banhistas na orla (Foto: Reprodução / TV Globo)Mamífero foi visto por banhistas na orla (Foto: Reprodução / TV Globo)
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/baleias-sao-vistas-na-praia-do-leblon.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário