quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Arquitetos desenvolvem superconstruções à prova de desastres climáticos
Até 2030, cem milhões de pessoas podem morrer em função do aquecimento global. Tendo em vista os graves impactos gerados para o planeta, arquitetos desenvolveram construções à prova dos desastres naturais previstos para os próximos anos.
1. Mastodon
Dois estudantes de arquitetura desenvolveram, em Los Angeles, o projeto do Mastodon, uma torre móvel equipada com painéis solares, turbinas eólicas e um sistema de captação de águas pluviais, para garantir a sobrevivência dos residentes temporários. O edifício ainda possui cinco elevadores, sendo que, um deles, é voltado apenas para o carregamento de cargas e veículos. Indicado para enchentes e terremotos, o projeto conta com quatro bases de suporte em sua base que podem erguê-lo a uma altura de seis andares.
Ficha técnica
Estrutura: Prédio móvel
Usos: Terremoto/Enchente
Tecnologias: Energia eólica/Água de reuso
País de origem: EUA
2. Recovery Huts
Indicado para as áreas mais carentes da África, os Recovery Huts são abrigos de emergência que podem ser facilmente montados. As tendas têm forma de casco, são livres da ação dos bolores e possuem quatro divisões para comportar os sobreviventes de guerras civis e desastres naturais, que podem montar o abrigo em até 30 minutos. O teto da estrutura é translúcido, permitindo a entrada da luz do sol e protegendo os refugiados contra os mosquitos.
Ficha técnica
Estrutura: Tenda de primeiros-socorros
Usos: Catástrofes naturais/Guerras civis
Tecnologias: Aproveitamento de luz/Material antimofo
País de origem: EUA
3. Leaf House
Ideal para ser transportada por um carro, a casa itinerante é indicada para situações de frio intenso. A Leaf House foi criada e comercializada por um jovem canadense, a residência móvel pode acomodar até duas pessoas e conta com um sistema de compostagem instalado no banheiro, além de usar apenas madeiras certificadas e móveis que otimizam o espaço.
Ficha técnica
Estrutura: Casa itinerante
Usos: Frio intenso/Migração
Tecnologias: Compostagem
País de origem: Canadá
4. Emergency Land
Criada por um arquiteto e um estudante da Coreia do Sul, a Terra de Emergência é o conceito de uma plataforma elevatória sobre o mar, idealizada para abrigar até 11 mil pessoas que vivem em Tuvalu, um arquipélago no Oceano Pacífico que corre o risco de afundar com o aquecimento global e o aumento do nível do mar. A cidade deverá possuir sistemas de geração fotovoltaica e reuso de água.
Ficha técnica
Estrutura: Cidade elevatória
Usos: Inundação
Tecnologias: Energia solar/Reuso da água/Plantio
País de origem: Coreia do Sul
Com informações da Exame.
Fonte: Redação CicloVivo - http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/5711/arquitetos_desenvolvem_superconstrucoes_a_prova_de_desastres_climaticos/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário