Em estado avançado de decomposição, baleia tem entre 6 e 8 metros.
Animal será enterrado nesta terça-feira (3) na praia onde foi achado.
A carcaça de uma baleia foi encontrada na tarde desta segunda-feira (2) na Praia do Camburi, na Costa Sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O animal está em avançado estado de decomposição e será enterrado na praia nesta terça (3).
Segundo o secretário de meio ambiente da cidade, Eduardo Hipólito do Rego, a carcaça tem entre 6 e 8 metros de comprimento e cerca de 2 metros de altura. O animal foi avistado no começo da tarde por donos de pousada e moradores da região.
saiba mais
A Defesa Civil esteve no local e deve auxiliar na remoção da baleia morta. A espécie do animal não foi identificada, mas a prefeitura acredita que tratava-se de uma baleia da espécie jubarte.
De acordo com o oecanógrafo Hugo Gallo Neto, do Aquário de Ubatuba, a presença de baleais no litoral norte é comum. Em 18 anos de atividade, especialistas identificaram ao menos 10 espécies diferentes de baleias na região.
Ele explicou que o litoral norte é rota de migração de algumas espécies que se deslocam do polo sul para reprodução em águas mais quentes. "Esses animais neste processo podem morrer por causas naturais ou provocadas pelo homem e os ventos podem levá-lo às praias", explicou Neto aoG1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário