terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ubarão-baleia é avistado na Praia da Sepultura, em Bombinhas

T

Animal nadava tranquilamente próximo a costa, segundo mergulhadores.
Espécie vive em águas quentes e se alimenta basicamente de plâncton.

Do G1 SC
Tubarão-baleia nadava próximo a costa (Foto: Hugo Fernando Fagotti Pereira/Patadacobra)Tubarão-baleia nadava próximo a costa (Foto: Hugo Fernando Fagotti Pereira/Patadacobra)
Um grupo de mergulhadores avistou na manhã desta segunda-feira (16) um tubarão-baleia na Praia da Sepultura, em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo informações passadas pela empresa que realizava a saída para o passeio, o peixe nadava tranquilamente próximo ao barco e da costa. "Foi a primeira vez que vi tão perto da costa e dava para ver que ele estava saudável, se alimentando", conta Renieri Balestro, diretor de cursos da escola de mergulho.
Segundo o diretor, o passeio era a finalização do curso de mergulho. "Ele apareceu na hora que o pessoal já tinha voltado para o barco. No local, tinha no máximo três metros de profundidade, e pelo que sabemos, ele não costuma ficar no raso. Achamos que é por causa da quantidade de plâncton que tem na região. Ele chegou bem perto do costão e depois foi para uma região com uma profundidade maior", explica Renieri Balestro.
O tubarão-baleia, Rhincodon typus, vive em águas quentes e mede entre 9 e 12 metros de comprimento e pode pesar até 13 toneladas. O animal se alimenta de plâncton. De acordo com o instrutor de mergulho, o tubarão tinha entre oito e nove metros de comprimento. "Receonhecemos a espécie por causa das nadadeiras e também por causa da cor da água, era possível ver outras características que o tornam inconfundível", conta.
Em junho, um animal da mesma espécie foi encontrado encalhado na Praia de Perequê, em Porto Belo, também no Litoral Norte. O macho tinha nove metros de comprimento e cerca de seis toneladas. O animal foi levado para o Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário