segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Golfinhos são dez vezes mais potentes que atletas humanos

Posted: janeiro 17th, 2014
golfinhos-sao-dez-vezes-mais-potentes-que-atletas-humanos-discovery-esportes
© Sbork | Wikimedia Commons
Um novo estudo, publicado na última edição da revista Journal of Experimental Biology, concluiu que os golfinhos geram regularmente dez vezes mais energia que atletas humanos de ponta.
A descoberta ajuda a explicar por que os golfinhos parecem nadar com tanta facilidade ao lado de barcos motorizados. Inicialmente, os cientistas achavam que os golfinhos se beneficiavam de alguma misteriosa vantagem hidrodinâmica, mas agora sabemos a verdade: eles são superfortes!
O autor do estudo é um pesquisador talentoso, Frank Fish (sim, é esse mesmo o nome dele!), diretor do Laboratório de Vida Líquida da Universidade de West Chester, onde também é professor de biologia.
Antes de realizar o estudo, Fish e seus colegas tinham um objetivo claro em mente. “Vamos ver quanta energia um golfinho é capaz de produzir”, descreve em um release. “Para isso, usei alguns modelos hidrodinâmicos que reproduziam os movimentos da cauda, e descobri que os golfinhos produziam uma imensa quantidade de energia”, acrescenta.
Para comprovar a teoria, Fish e seus colegas recorreram a uma solução surpreendente: aplicaram aos golfinhos uma técnica usada para medir a força muscular dos atletas olímpicos.
Para isso, Fish e seus colegas, Timothy Wei, Terrie Williams e Paul Williams, estudaram um casal de golfinhos chamado Primo e Puka. Com um tanque de mergulho de ar comprimido e uma mangueira, os pesquisadores produziram uma cortina de bolhas no laboratório da universidade.
Filmando os cetáceos enquanto nadavam ao longo da cortina de bolhas, a equipe observou nitidamente os vórtices criados pelo movimento das caudas, demarcando potentes jatos de água. Cálculos baseados nas medições desses vórtices revelaram a quantidade de energia produzida.
“Estávamos em uma cabine de observação submersa. Era fria e úmida, mas ficamos empolgados e esquecemos tudo quando vimos os animais passando e os vórtices se formando”, conta Fish.
Dentro dos limites da área do experimento, os golfinhos nadaram a uma velocidade de 3,4 metros por segundo, gerando 549 watts de potência. No ponto máximo de aceleração, produziram incríveis 5.400 W, gerando dez vezes mais energia do que os atletas humanos mais bem preparados.
Futuramente, Fish pretende empregar a nova técnica para medir a potência gerada por animais maiores.
Por Jennifer Viegas

Fonte: http://esportes.discoverybrasil.uol.com.br/golfinhos-sao-dez-vezes-mais-potentes-que-atletas-humanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário