terça-feira, 23 de julho de 2013

Golfinhos usam 'assobios' para dar nome aos companheiros, diz estudo

Método é semelhante ao que humanos fazem para identificar pessoas.
Cientistas escoceses analisaram espécie nariz-de-garrafa e seus sons.


Do G1, em São Paulo
3 comentários
Golfinho-nariz-de-garrafa no Mar do Norte (Foto: Imagem cortesia de Vincent M. Janik/Universidade de St Andrews)Golfinho nariz-de-garrafa no Mar do Norte (Foto: Cortesia de Vincent M. Janik/Universidade de St. Andrews)
Golfinhos da espécie nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) usam um tipo de assobio ou apito para identificar seus companheiros, de forma semelhante como fazem os humanos ao dar nomes às pessoas. É o que aponta um estudo feito pela Universidade de St. Andrews, na Escócia. Os resultados foram publicados na revista científica "Proceedings of the Natural Academy of Sciences" (PNAS) de segunda-feira (22).
Para determinar se essa capacidade dos golfinhos realmente integrava um mecanismo de informação próprio, os pesquisadores Stephanie King e Vincent Janik avaliaram se os animais usavam "assinaturas de voz" para indivíduos específicos ao encontrá-los no mar.Esse tipo de comportamento, que permite aos animais aprender e copiar sons do ambiente, tem sido observado em pássaros canoros, beija-flores, morcegos, focas, elefantes, papagaios e golfinhos, mas apenas os dois últimos manifestaram, em estudos experimentais, o potencial de captar sinais e reproduzi-los para classificar objetos, como parte de um sistema de comunicação natural.
Os autores acompanharam uma população de golfinhos selvagens que vive na costa leste da Escócia, no Mar do Norte, e monitoraram suas respostas a diferentes assobios. Os testes incluíram a reprodução sintética de apitos gravados do próprio golfinho e de sons de indivíduos da mesma família ou de populações diferentes.
Os golfinhos nariz-de-garrafa responderam a seus próprios apitos fazendo o mesmo ruído de volta, mas não retornaram a assobios desconhecidos. De acordo com os cientistas, isso sugere que os animais usam esses sons para referir-se a outros companheiros da espécie ou entrar em contato com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário