sábado, 20 de julho de 2013

Vazamento de petróleo no Mediterrâneo ameaça reserva natural




Um tanque de combustível fazia um descarregamento na região do norte do Chipre, ilha situada no mar Mediterrâneo, quando um acidente causou o derramamento de petróleo junto a uma reserva natural. O local é o hábitat de espécies raras de tartarugas que, agora, correm perigo.
O acidente, que ocorreu na última terça-feira (16), derramou mais de 100 toneladas de petróleo no mar. A região afetada está localizada na península de Karpa e é controlada pela Turquia.
Para conter a mancha de óleo, as autoridades locais montaram barreiras com cerca de sete quilômetros de extensão, segundo informações do site português Renascença. A publicação também afirmou que o combustível está prestes a atingir a região onde as tartarugas se reproduzem. Para piorar, a reprodução ocorre justamente nessa época do ano: entre julho e agosto.
Segundo a Agencia France-Press (AFP), o tanque de combustível fazia um descarregamento para uma usina de energia. Ainda não foi divulgado o nome da empresa petroleira responsável.
As consequências ambientais causadas por um vazamento de petróleo são enormes. No ano passado, por exemplo, um estudo analisou dezenas de golfinhos com graves sinais de doença. Os golfinhos atingidos vivem na Baía Barataria, no estado norte-americano da Louisiana. Tal região é localizada no Golfo do México que, por sua vez, foi um dos locais mais atingidos pelo vazamento da plataforma Deepwater Horizon, da companhia britânica BP, em 2010.
Redação CicloVivo

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/vazamento-de-petroleo-no-mediterraneo-ameaca-reserva-natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário