Mais quatro espécies de mamíferos foram descobertas pela cientista brasileira Silvia Pavan. Das espécies, três vivem na Amazônia e uma na Mata Atlântica. Nenhuma delas foi nomeadas, por enquanto.
As espécies descobertas são tipos diferentes das cuícas-de-rabo-curto, parentes próximos do gambá. Tais animais podem ser encontrados do Panamá até a região central da Argentina, segundo o G1.
As quatro novas espécies foram descobertas por meio de sequenciamento genético. Tais animais possuem hábitos terrestres, se alimentam de insetos, vivem entre as folhagens de florestas e fazem ninhos em troncos ocos de árvores. O comprimento da cuíca-de-rabo-curto varia de sete centímetros a vinte centímetros.
Em entrevista ao G1, Silvia afirmou que é comum encontrar espécies que ainda não tem nome na Mata Atlântica. Segundo ela, muitas espécies podem desaparecer antes que se saiba da existência delas e ainda não é possível afirmar que se as novas espécies estão ou não ameaçadas de extinção.
As imagens abaixo ilustram quatros tipos de cuícas-de-rabo-curto, que possuem colorações diferentes, Monodelphis domestica, M. touan, M. emiliae e M. americana:
Imagem: Divulgação/T. Semedo; S. Pavan; T. Semedo; D. Pavan.
Os estudos e análises das novas descobertas foram registrados em artigo publicado na revista “Molecular Phylogenetics and Evolution”, assinado pelas cientistas Silvia Pavan, Sharon Jansa e Robert Voss.
Redação CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário