segunda-feira, 28 de julho de 2014

Alunos de jornalismo da ECA criam matéria hipermídia sobre crise hídrica


Com informações do Projeto 200 e Água
O Estado de São Paulo vivencia a maior crise hídrica de sua história. O Sistema Cantareira, responsável por 45% do abastecimento de água da região metropolitana, atingiu suas maiores baixas no verão, quando mais deveria chover. Neste contexto, um grupo de estudantes do quarto ano de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP colocaram no ar o Hipermídia 2000 e água. Trata-se de um site para discutir a crise . Nele encontram-se vídeos, fotos, entrevistas, infográficos e textos sobre o tema, abordados sob diferentes perspectivas, como a social, a educação ambiental e a gestão pública.
Foto: Luiza GuerraRepresa Jaguari, março de 2014
Foto: Luiza Guerra
Represa Jaguari, março de 2014
Dos mananciais aos córregos, do campo à cidade, do abastecimento à má gestão e do uso ao desperdício. A partir da história de vida de duas moradoras da comunidade São Remo (Zona Oeste de São Paulo), de um senhor que dedica a vida a recolher o lixo do rio Atibaia (interior do estado) e de um paulistano que cresceu nadando nas águas do rio Pinheiros, a reportagem coletou dados e conversou com especialistas em planejamento, educação ambiental e esgotamento sanitário.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Após um amplo mergulho no ciclo social da água, o internauta conclui sua visita ao especial assistindo ao minidocumentário “Planos submersos”, que retrata a marcante história de pessoas que tiveram que deixar suas casas há 40 anos para a construção do Sistema Cantareira e, hoje, assistem ao reaparecimento delas com a seca dos reservatórios.
Reiniciando o ciclo, a reportagem também mostra a angustiante realidade de quem terá suas terras desapropriadas para a construção de mais uma barragem no rio Jaguari.
Em quatro meses de pesquisas e entrevistas, o 2000 e água presenciou momentos em que o ciclo da água cruza com o irrefreável crescimento urbano, e convida todos a conferirem este processo de uma maneira nunca antes vista. Os autores são os alunos Frederico Gabre, Guilherme Speranzini, Luiza Guerra, Carolina Santa Rosa, Otávio Lino, e Nicolas Gunkel.
Mais informações: (11) 95918-3461, emailprojeto2000eagua@gmail.com, site http://www.2000eagua.com.br

Fonte: http://www5.usp.br/47840/estudantes-de-jornalismo-da-eca-criam-reportagem-hipermidia-sobre-crise-hidrica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário