segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cocô de baleia pode ajudar a combater aquecimento

As baleias são nossas aliadas na luta contra o aquecimento global. Um novo artigo científico da Universidade de Vermont afirma que as fezes das baleias podem ajudar a combater as mudanças climáticas.

O estudo levou em consideração várias décadas de pesquisa sobre baleias de todo mundo. A conclusão é que, de fato, as baleias tem uma influência poderosa e positiva nos oceanos na batalha contra o aquecimento global.

Vale lembrar que as baleias quase foram extintas no século 20. Desde 1983, elas se recuperam após a caça da espécie ser proibida. Joe Roman, autor do artigo, disse ao Science Daily que com a recuperação das baleias após séculos de caça excessiva, a ciência começa a ver que elas desempenham um papel importante no oceano.

As fezes das baleias não servem apenas de comida para outros organismos. O estudo mostra que os dejetos das baleias também absorvem o carbono que os seres humanos lançam na atmosfera terrestre. O lançamento das fezes das baleias ajuda no crescimento de fitoplâncton, composto por plantas marinhas que ficam perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera por meio da fotossíntese.

Com enormes demandas metabólicas, as baleias são “engenheiras” do ecossistema do oceano. Comem muitos peixes e invertebrados, são vítimas de outros predadores, como as baleias assassinas, e distribuem nutrientes pela água. Colaboram para a criação do fitoplâncton e, consequentemente, diminuem a quantidade de carbono na Terra.

Fonte: http://www.larus.com.br/index.php?sess=artigos&id=448

Nenhum comentário:

Postar um comentário