terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Baleia salva da morte torna-se mãe


Por Kalyne Melo (da Redação)

Equator é uma das três baleias-francas-do-atlântico-norte que já foram vistas com filhotes após ficarem presas em linhas de pesca. Foto: AP Photo/The Florida Fish and Wildlife Conservation Commission
Quatro anos após especialistas da vida selvagem cortarem cuidadosamente a linha de pesca que estava enrolada de forma bem apertada em volta de sua barriga, uma baleia-franca-do-atlântico-norte, espécie ameaçada de extinção, ainda com uma cicatriz, voltou às águas da costa da Georgia em janeiro acompanhada de algo para comemorar – um bebê ao seu lado.
A nova mamãe, conhecida pelos seus salvadores como Equador, por causa da cicatriz ao redor de sua barriga, é uma das três baleias-francas avistadas com filhotes este mês na costa do atlântico, anos após os adultos serem libertados pelos humanos de emaranhamentos por linhas de pesca. Especialistas disseram que eles raramente viam baleias resgatadas se tornarem mães até alguns anos atrás. Eles dizem que os avistamentos de janeiro são uma história de sucesso para uma espécie criticamente ameaçada. Acredita-se que existam cerca de 400 ou menos baleias dessa espécie.
“Até recentemente era muito raro. Dificilmente víamos isso,” disse Jamison Smith, que lidera um programa federal de desemaranhamento de baleias da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. “É realmente emocionante ver que temos 3 animais em apenas uma temporada.”
Baleias-francas-do-atlântico-norte migram para as águas quentes da Carolina do Sul, Georgia e Flórida para darem a luz todos os anos, isso ocorre da metade de novembro até março. Conservacionistas fazem voos diários durante a temporada de nascimentos para fotografar e relatar as novas mães e seus filhotes.
Duas das baleias que já estiveram presas por redes foram vistas a 100 milhas da costa da Georgia, disse Clay George que comanda o programa de monitoração de baleias-francas-do-atlântico-norte do Departamento de Recursos Naturais da Georgia.
Equator e seu filhote foram fotografados em 13 de janeiro nas águas próximas a Little St. Simons Island. Em dezembro de 2008 a mesma baleia apareceu nas águas da Georgia arrastando 300 metros de linha de pesca emaranhadas ao redor de sua barriga, cortando-a. Uma equipe de resgate em um bote conseguiu chegar perto o suficiente para cortar duas das três linhas que a baleia arrastava. A última linha caiu depois.
“Na hora nós não tínhamos nenhuma ideia se tratava-se de um macho ou uma fêmea,” disse George. “Todo o tempo em que temos feitos desemaranhamentos durante os últimos seis ou sete anos, tínhamos esperança que alguns desses animais pudessem sobreviver e se reproduzir.”
Outra baleia, conhecida como Arpeggio, foi vista com seu filhote no dia 14 de janeiro próxima à Ilha Jekyll e foi confirmado que ela foi salvo de linhas de pesca em 1999 na baía de Fundy, próximo a costa da Nova Escócia.
Dois dias antes, em 12 de janeiro, uma nova mamãe baleia, apelidada de Wart, foi fotografada próxima a Cape Cod, mais tarde veio a confirmação de que ela também ficou presa em linhas de pesca e foi salva em maio de 2010.
Libertar baleias presas em linhas de pesca não é uma tarefa fácil. É necessário que os humanos cheguem bem próximos dessas gigantes, que podem superar os 50 metros de cumprimento e que provavelmente estão com dores e ansiosas. Alguns resgates não são feitos por serem considerados muito arriscados. E alguns pesquisadores acreditam que os procedimentos de desemaranhamento podem ser tão estressantes que eles dificultariam a habilidade de uma baleia resgatada de se reproduzir.
De acordo com a NOAA, 40 baleias de espécies diferentes – incluindo quatro baleias-francas-do-atlântico-norte – se enroscaram em equipamento de pesca próximas a costa atlântica da América do Norte. Equipes de resgate foram enviadas a 18 desses casos, incluindo dois para baleias-francas.
Smith da NOAA disse que mais baleias resgatadas devem dar a luz agora, por causa das melhorias que foram feitas nos últimos cinco anos.
As agências que cuidam da vida selvagem no âmbito estadual agora têm suas próprias equipes treinadas para soltar baleias de emaranhamentos, quando tudo que eles podiam fazer antes era colocar boias de rastreamento nos animais e esperar que especialistas nacionais voassem até o local em um ou dois dias, segundo Smith.
Essas equipes estão sempre adotando novas ferramentas que os ajude a salvar as baleias a uma certa distância. Wart, a baleia vista com seu filhote próximos a Cape Cod, foi libertada com o uso de um arco para disparar lâminas, que cortou as linhas em volta da cabeça dela. Smith disse que outras baleias emaranhadas foram tratadas com sedativos e antibióticos aplicados por uma agulha a distância de um metro e disparados por uma arma.
“Este é, penso eu, um ano excepcional para o sucesso dos salvamentos anteriores,” disse Smith.

Fonte: http://www.anda.jor.br/05/02/2013/baleia-salva-da-morte-torna-se-mae?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=baleia-salva-da-morte-torna-se-mae

Nenhum comentário:

Postar um comentário