Morador de São Félix do Araguaia (MT), utilizando o transporte mais popular da cidade. Fotos: Daniel Santini
A cena é uma das muitas que se repetem diariamente na cidade com 10.625 habitantes e apenas 247 automóveis registrados, conforme os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - esta e outras informações específicas sobre municípios brasileiros podem ser consultadas napágina especial sobre cidades do IBGE. Com a média de um automóvel para cada 43 habitantes, a pequenina São Félix é uma cidade tranquila, com ruas calmas, repleta de bicicletas, crianças brincando, velhinhos sentados conversando nas calçadas, praças arborizadas e muita gente na rua. É gente jogando bola, crianças apostando corridas, cantando, rapazes com violão. São Félix é uma cidade para pessoas. O município fica no nordeste do Mato Grosso, localizado em uma zona de transição entre cerrado e Floresta Amazônica, e a população costuma aliviar o calor com mergulhos no Rio Araguaia, que margeia e complementa o nome da cidade. A paz e o convívio são de um contraste perturbador para quem vive em grandes centros urbanos do Brasil.
Contraste que se reflete nos números sobre a cidade.
Informações sobre a frota da cidade (o levantamento, infelizmente, não inclui bicicletas) Imagem: Reprodução/IBGE Cidades
Outro dado que chama a atenção, é a proporção de motonetas na cidade, que representam 21,3% da frota. Não só em São Félix, mas em todo o Brasil, as motos menores ganham espaço substituíndo bicicletas, cavalos, jegues e caminhadas. Vendidas a longas prestações, com financiamentos e promoções constantes, elas estão cada vez mais presentes no interior do país. Quem vive há mais tempo no local, reclama que a calma de outrora já não é a mesma e que os motores incomodam.
As bicicletas, no entanto, ainda ditam o ritmo da cidade. Um ritmo tranquilo, calmo e acolhedor. Um ritmo de cidades para pessoas.
Trabalhador leva enxada apoiada no guidão da bicicleta
Fonte: http://www.oeco.com.br/outrasvias/26892-sao-felix-do-araguaia-uma-cidade-para-pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário