quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Guia de Sinalização de Trilhas, por Pedro da Cunha e Menezes


Paulo André Vieira - 12/08/14

http://sinalizetrilhas.wikiparques.org.br/wp-content/themes/trilhas/images/sinalizetrilhas.png
Com exemplos colhidos em cerca de duas centenas de unidades de conservação em quase 50 países, oWikiParques está lançando hoje, como parte das comemorações do aniversário de 10 anos de ((o))eco, o Guia Prático de Sinalização de Trilhas. Escrito por Pedro da Cunha e Menezes, especialista em Unidades de Conservação urbanas e ex-diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, o guia tem acesso livre através de um site próprio. Em breve, haverá também uma versão para ser impressa ou consultada em tablets, celulares e leitores de livros eletrônicos. Clique aqui para acessar o guia.
A pegada com o Cristo na sola: sinalização direcional oficial da Trilha Transcarioca (Nacional da Tijuca).A pegada com o Cristo na sola: sinalização direcional oficial da Trilha Transcarioca (Nacional da Tijuca).Uma trilha nada mais é do que uma estrada para pedestres. E todas as estradas, desde sua concepção inicial, sempre incorporam a necessidade da sinalização. É com esta definição direta que o leitor é convidado a conhecer e aprender como sinalizar uma trilha, utilizando um padrão que tem sido implementado com sucesso no Parque Nacional da Tijuca há mais de 15 anos. Depois dos trabalhos de sinalização feitos no parque em 1999, a média de pessoas perdidas em suas trilhas caiu de mais de 100 para menos de 5 por ano.
Apesar de seus 75 milhões de hectares, o Sistema Federal de Unidades de Conservação Brasileiro tem menos de 300 km de trilhas sinalizadas. Para comparar, a Ilha de Dominica, um diminuto país caribenho, com 70 mil habitantes e 75 mil hectares de área total, conta com mais de 250 km de trilhas sinalizadas.
O guia já começará a ser usado durante o treinamento dos líderes que vão coordenar o mutirão de sinalização de toda a Trilha Transcarioca, que corta a cidade do Rio de Janeiro, da Restinga da Marambaia até o Pão de Açúcar. Marcado para o dia 14 de setembro de 2014 (domingo), o objetivo do mutirão é sinalizar todos os 150 km da trilha em um só dia, através de cerca de 500 voluntários trabalhando em 34 grupos simultâneos.
Apoiar o lançamento do guia é um esforço do WikiParques para compartilhar conhecimentos sobre nossosParques Nacionais e áreas protegidas. Disponibilizá-lo nos melhores formatos ajuda a todos que entendem o uso público e ecoturismo como um incentivo à conservação de áreas protegidas e que desejam contribuir para o manejo e sinalização corretos de suas trilhas.

Fonte: http://www.oeco.org.br/blog-do-wikiparques/28563-guia-pratico-de-sinalizacao-de-trilhas-por-pedro-da-cunha-e-menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário