quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Orca viva encalha em praia de Anchieta, Sul do ES


Animal tem cerca de cinco metros de comprimento e está doente. 
O bicho, que é da família dos golfinhos, foi avistado por populares.

Naiara ArpiniDo G1 ES
Baleia Orca foi avistada por populares (Foto: Divulgação/ Ipram)Baleia Orca foi avistada por populares (Foto: Divulgação/ Ipram)
Uma Orca de aproximadamente cinco metros de comprimento encalhou na praia da Boca da Baleia, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (14). O animal, que é da família dos golfinhos, foi avistado por populares que passavam pelo local e acionaram os órgãos ambientais. Segundo a CTA Meio Ambiente, a Orca está viva, mas doente.
O animal foi avistado por volta das 9h30. Ele está há aproximadamente três metros da linha do mar e populares que estão no local tentam mantê-lo vivo jogando baldes com água no mamífero. Uma espécie de vala também está sendo aberta na areia para que água do mar chegue até o golfinho.
O bicho já está sendo atendido por veterinários do CTA. Equipes do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e uma unidade de atendimento móvel estão à caminho do local. O atendimento e tratamento da baleia será feito na praia.
Em entrevista ao jornal A Gazeta, o diretor do Instituto Orca, Lupércio Araujo, disse que é a primeira vez em 30 anos de profissão que ele vê uma Orca encalhar no litoral do Estado. "Em 30 anos trabalhando com estes animais (marinhos) é a primeira vez que vejo uma Orca no Estado", comentou.
Populares ajudam a manter animal vivo até chegada de órgãos ambientais (Foto: Aline Souza/ TV Gazeta)Populares ajudam a manter animal vivo até chegada de órgãos ambientais (Foto: Aline Souza/ TV Gazeta)
Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/08/baleia-orca-viva-encalha-em-praia-de-anchieta-sul-do-es.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário