zoo Fim dos zoológicos na Costa Rica está próximo
A iniciativa da Costa Rica vem de uma legislação recente que visa proteger os animais de uma vida em cativeiro. Foto: Marcio Cabral de Moura

Trocar gaiolas por animais livres na natureza. Esta é a proposta do governo da Costa Rica, que anunciou planos de fechar os dois jardins zoológicos da capital, San José, até março de 2014, quando a concessão do governo para os locais deve expirar.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, René Castro, a ideia é transformar o Zoo Simon Bolivar, localizado no centro da capital, e o Santa Ana Conservation Center, no oeste, em parques urbanos ou jardins botânicos onde a vida selvagem pode ser vista livremente. “Nós não queremos que os animais fiquem em cativeiros ou fechados, ao menos que seja para resgatá-los ou salvá-los”, afirmou o ministro em uma coletiva de imprensa.
zoologico Fim dos zoológicos na Costa Rica está próximo
Foto: barefoot expeditions

Quanto aos atuais pássaros, mamíferos, répteis e insetos em exposição, o governo está trabalhando para encontrar casas mais apropriadas. Acredita-se que muitos desses animais poderão ser realocados dentro de vastas reservas florestais do país. Já aqueles considerados inadequados para a liberação devem ser enviados para viver seus dias sob os cuidados do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Essa iniciativa da Costa Rica vem de uma legislação recente que visa proteger os animais de uma vida em cativeiro. O país é reconhecido internacionalmente por suas políticas de conservação do meio ambiente e por ter uma das maiores biodiversidades do mundo.
No início de 2013, a Índia se tornou o maior país a proibir a exploração de golfinhos, juntando-se a Costa Rica, Hungria e Chile. Já nos Estados Unidos, a manutenção dos chimpanzés em cativeiro em breve será estritamente limitada.
* Publicado originalmente no site EcoD.
Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/fim-dos-zoologicos-na-costa-rica-esta-proximo/