quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bombeiros contêm mancha em lago de Brasília; multa pode chegar a R$ 800 mil

  • Sergio Lima/Folhapress
    Mancha de óleo no lago Paranoá, em Brasília, pode ter vindo de obras de recapeamento de ruas na capital
    Mancha de óleo no lago Paranoá, em Brasília, pode ter vindo de obras de recapeamento de ruas na capital
O Corpo de Bombeiros conteve, com três barreiras, a mancha de óleo que apareceu na manhã desta quinta-feira (17) no lago Paranoá, em Brasília. Um grupo composto por bombeiros, técnicos do Ibram (Instituto Brasília Ambiental), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Petrobras, da Polícia Ambiental e da Marinha vai estudar como remover o material da água e investigar os responsáveis pelo dano. A multa pode chegar a R$ 800 mil, dependendo da área atingida, de acordo com o Ibram.
Os órgãos de fiscalização ambiental ainda estão analisando qual o material foi derramado nas águas do lago. Entre as possibilidades, estão óleo combustível, óleo de caldeira ou manta asfáltica vinda de recapeamento de vias da capital.
"O Corpo de Bombeiros é um órgão de resposta. Verificamos que existia um vazamento de óleo na galeria de águas pluviais do Iate Clube e montamos uma barreira de contenção para impedir que essa mancha se alastre ainda mais", disse o major Eduardo Luiz Gomes.

A contenção foi feita na saída da galeria, com instalação de três barreiras de 15 metros cada, feitas em material que retém o produto químico. "Tem óleo em mais de 400 metros para dentro da galeria, Temos que impedir que ele saia", afirmou Gomes.

O vazamento chegou até próximo à Concha Acústica de Brasília, mas o cálculo preciso da área atingida ainda não foi feito. Segundo os bombeiros, não há registro de peixes mortos pelo óleo e a mancha é superficial, o que torna sua remoção mais fácil.
Inicialmente o objetivo é estancar qualquer dano ambiental, e isso vai gerar um relatório de impacto ambiental e as providências serão tomadas. Agora, o importante é conter o dano", acrescentou o superintendente do Ibama no DF, Luiz Eduardo Nunes.

Ele explicou também que a Petrobras foi chamada porque tem conhecimento da área para fazer a remoção. Ainda segundo Nunes, este não é o primeiro vazamento de óleo no Paranoá, mas é um dos mais expressivos.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/10/17/bombeiros-contem-mancha-em-lago-de-brasilia-multa-pode-chegar-a-r-800-mil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário