quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Internauta flagra saltos de filhote de baleia-franca em praia de Torres, RS


Rodrigo Soares avistou mãe e filho no mar do Litoral Norte gaúcho.
Biólogo confirma que espécie procura a região para procriar.

Rodrigo SoaresInternauta, Torres, RS
Filhote de baleia-franca dá show em praia de Torres (Foto: Rodrigo Soares/VC no G1)Filhote de baleia-franca salta no mar da Praia da Guarita, em Torres (Foto: Rodrigo Soares/VC no G1)
O internauta Rodrigo Soares, de 27 anos, flagrou os saltos de uma baleia franca e seu filhote nessa terça-feira (8) na Praia da Guarita, em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As imagens foram registradas por volta das 16h. Ele conseguiu perceber os mamíferos quando escutou os ruídos que vinham do mar.
“Venho acompanhando há dois dias estas baleias aqui em Torres. É uma sensação única ver de cima do morro, de onde tirei as fotos. Conseguia ouvir o barulho que elas emitiam. É incrível”, disse Rodrigo, que trabalha no comércio da cidade, mas também atua como fotógrafo amador. “Elas estavam bem próximas à costa, o filhote estava dando saltos”, afirmou.
Mãe acompanha o filhote no mar da Praia da Guarita (Foto: Rodrigo Soares/VC no G1)Mãe do filhote estava acompanhando de perto
(Foto: Rodrigo Soares/VC no G1)
Nota da redação: o biólogo e secretário de Meio Ambiente de Torres, Roger Maciel, explica que os mamíferos registrados por Rodrigo são baleias-francas. Elas são identificadas por calos na cabeça, colonizados por pequenos organismos, chamados popularmente de piolhos de baleia.
“Nesta época do ano, é comum elas passarem pelo Rio Grande do Sul. São baleias que procuram águas mais quentes para procriar e ter filhotes. Esse período, normalmente, vai de agosto a novembro. Elas têm hábitos costeiros”, explica.
O especialista diz que esta os animais desta espécie não andam em grupo como os outros. “As baleias-francas estão sempre sozinhas ou acompanhadas dos filhotes, como é o caso. E também não se alimentam no tempo que ficam em águas brasileiras, apenas amamentam os filhotes”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário