A usina Shams 1, de 100 Megawatts, é "a maior do mundo mundo em operação comenergia solar concentrada", disse Sultan al-Jaber, diretor da Masdar-Abu Dhabi, uma dasparceiras do projeto e que supervisiona o plano do emirado de gerar 7% de sua demandaenergética a partir de fontes renováveis até 2020.
"Shams 1 incorpora a tecnologia solar cilindro-parabólica mais inovadora e conta com 258.000 espelhos montados em 768 coletores cilindro-parabólicos", explicaram fontes daempresa.
"Mediante a concentração de calor procedente dos raios solares em tubos onde circula um óleo sintético, Shams 1 produzvapor que movimenta uma turbina, gerando eletricidade", explicaram. "Adicionalmente, o projeto solar usa um sistema paraaumentar a temperatura do vapor ao entrar na turbina, o que aumenta a eficiência do ciclo", acrescentaram.
O projeto inclui um "sistema de refrigeração seca que reduz significativamente o consumo d'água, uma vantagem crítica noárido deserto", afirmaram os técnicos da empresa.
A usina fica no deserto de Madinat Zayed, na região ocidental, 120 km a sudoeste de Abu Dhabi, capital dos EmiratosÁrabes Unidos, no coração de uma das regiões mais ensolaradas e quentes do mundo.
"É a maior usina de energia solar por concentração em funcionamento no mundo", afirmou Sultan Sultan al Jaber,conselheiro delegado da Masdar, organismo de Abu Dhabi encarregado do projeto.
O parque solar é composto por longas linhas de espelhos parabólicos espalhados em uma superfície equivalente a 300campos de futebol. As 192 fileiras de coletores de Shams-1, protegidos da areia por um dispositivo especial, geram umaenergia que evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 ao ano.
Isto equivale a retirar de circulação 15.000 automóveis, destacou a empresa.
Fonte: http://www.eccaplan.com.br/index.php?option=com_lyftenbloggie&view=entry&year=2013&month=03&day=18&id=787:inventario-de-emissao-abu-dhabi-maior-usina-de-energia-solar-concetrada&Itemid=14
Nenhum comentário:
Postar um comentário