No reino animal, se fosse feito um concurso de beleza, a baleia Bowhead, também chamadas de Baleias-da-Groenlândia, talvez não ganhasse a parada por sua formosura, mas com certeza impressionaria pela medida da sua boca.
O prêmio de maior boca do mundo vai sem dúvida para essa espécie de baleia. Sua abertura pode medir 5 metros de comprimento, 4 metros de altura e 2,5 metros de largura. Além disso, sua língua pode chegar a pesar, aproximadamente, uma tonelada.
As Baleias-da-Groenlândia (Balaena mysticetus) são encontradas principalmente próximas às geleiras do Ártico, e consomem cerca de duas toneladas de alimentos todos os dias. A sua dieta é composta basicamente por organismos planctônicos. A maneira como elas se alimentam também é bastante peculiar. Sua boca, além de enorme, permanece ligeiramente aberta, e à medida que a água flui através da boca e por meio da barbatana, o plâncton fica preso dentro da boca e perto da língua onde, em seguida, são engolidos.
O recorde
Além de levarem o prêmio por possuírem a maior boca do reino animal, elas também batem outro recorde facilmente. As Baleias-da-Groenlândia são os mamíferos de vida mais longa. Sabe-se que a maioria vive mais de 100 anos, e que algumas podem chegar a 200 anos. No ranking das gigantes, a Bowhead ocupa o segundo lugar perdendo apenar para a “prima”, a baleia Azul.
Como elas lidam com a baixíssima temperatura?
Segundo Alexander Werth da Hampden-Sydney College, nos EUA, essas baleias possuem uma haste de tecido que recorre por toda a boca do animal. Quando o pesquisador e sua equipe dissecaram, em 1990, as cabeças de sete baleias desta espécie que tinham sido mortas por caçadores no Alasca, descobriu-se que essa haste era feita de um tecido macio, esponjoso e cheio de vasos sanguíneos. A equipe diz que, provavelmente, esse órgão incha e torna-se rígido quando o sangue extra é bombeado através dele, exatamente como ocorre com um pênis. Os pesquisadores chamam isso de ‘corpos cavernosos maxilares’.
Embora as baleias tenham morrido muitas horas antes de serem encontradas, e de seus corpos já estarem frios, este órgão permanecia de 6 a 8°C mais quente que as outras superfícies da baleia, o que sugere que este ‘lança calor’ é um órgão que ajuda na manutenção da temperatura corporal, e também para refrescar os animais.
"Elas têm poucas opções para irradiar calor", diz Werth. Esse órgão pode ajudá-las a se aquecer, mas elas também estão propensas a ficar superaquecidas. Isso acontece quando elas trabalham muito durante a migração, por exemplo.
De acordo com Werth, a ‘corpos cavernosos maxilares’ pode ter funções adicionais. Ela contém uma grande quantidade de terminações nervosas, por isso pode ser também sensorial. "Isso beneficiaria as baleias a ter umaestrutura na boca para detectar presas ".
Outra informação importante, entretanto nada animadora, é que essas baleias integram uma das quatro espécies de baleias que estão ameaçadas de extinção, dentre as treze espécies existentes no planeta.
Além dela, há também a baleia Azul, a baleia Cinza, e a Franca do Norte que correm sério risco de desaparecer para sempre.
Fonte: http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/2500-conheca-a-baleia-que-possui-um-estranho-orgao-em-sua-boca
Nenhum comentário:
Postar um comentário