quarta-feira, 15 de maio de 2013

Representantes da sociedade civil lançam campanha pelo cumprimento do Código Florestal



por Redação do SOS Mata Atlântica
Rio Guapimirim 1111 1024x768 300x225 Representantes da sociedade civil lançam campanha pelo cumprimento do Código Florestal
Foto: http://www.sosma.org.br/
Com o tema “Direitos e Deveres Ambientais”, evento gratuito da Fundação SOS Mata Atlântica, que acontece de 24 a 26 de maio no Parque Ibirapuera, também contará com palestras sobre o Código Florestal.
Com a aprovação do novo Código Florestal em 2012, a lei deve agora ser implementada e acompanhada pela sociedade. Atentos a isso, representantes da sociedade civil estarão reunidos no dia 24 de maio (sexta-feira), das 10h às 16h, no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), durante o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, para o lançamento de iniciativas e palestras sobre o Código Florestal.
Às 10h, será lançada a campanha nacional “Cumpra-se”, pelo cumprimento do Código Florestal, que tem como objetivo convidar o público a fazer a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias e apoiar a fiscalização do Poder Público. Como parte da campanha, às 12h, haverá o lançamento do “Grupo de Trabalho (GT) de Acompanhamento da Implementação do Código Florestal em São Paulo”, ação é realizada pela Frente Parlamentar Ambientalista de São Paulo, Fundação SOS Mata Atlântica e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
“Queremos estimular a cidadania e o acompanhamento da Lei em um processo descentralizado e participativo, e também reforçar o papel das Frentes Parlamentares Estaduais. Por isso, vamos incentivar o acompanhamento e cumprimento do Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
O GT de São Paulo é o 10º lançado. Desde março deste ano outros oitos já iniciaram suas atividades: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Até o fim do ano serão lançados mais sete grupos.
Na parte da tarde, a programação será de palestras e debates. Às 14h, o tema será a relação do Código Florestal e a Água, com o engenheiro Guilherme Amstalden Valarini, coordenador de Projetos do Consórcio PCJ; Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água Para Vida, do WWF-Brasil; Apolo Heringer Lisboa, idealizador do Projeto Manuelzão. Às 16h, será a vez de debater a aplicação do novo Código Florestal.
Viva a Mata
Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5), o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, tem o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos sobre a importância desta floresta e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica. Em sua 9ª edição, o evento gratuito tem como tema “Direitos e Deveres Ambientais”. A ideia é chamar a atenção dos visitantes para sua participação nos debates da sociedade sobre as questões ambientais.
A programação do Viva a Mata contará com diversas ações interativas. Seis pavilhões – florestas, mar, ambiente urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.
A programação do evento conta ainda com apresentações musicais e teatros e oficinas. O patrocínio é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão, SPTrans e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
Confira a programação completa no site SOS Mata Atlântica.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.
(SOS Mata Atlântica) 

Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/representantes-da-sociedade-civil-lancam-campanha-pelo-cumprimento-do-codigo-florestal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário