quarta-feira, 29 de maio de 2013

Técnicas de pesca pode acelerar a morte de baleias, diz estudo.


Cientistas analisaram impacto de redes de arrasto em exemplar de baleia.
Caça e migração de espécimes podem ser afetados por atividade.

Do G1, em São Paulo
A baleia Eg 3911 é vista presa em rede de arrasto. Cientistas afirmam que técnicas de pesca reduzem a capacidade de migração e caça das baleias e podem provocar a morte delas (Foto: Cortesia de EcoHealth Alliance)A baleia Eg 3911 é vista presa em rede de arrasto. Cientistas afirmam que técnica de pesca reduz a capacidade de migração e caça das baleias e pode provocar a morte delas (Foto: Cortesia de EcoHealth Alliance)
Um monitoramento feito por cientistas durante quase dois anos com um exemplar de baleia-franca-do-Atlântico-Norte (Eubalaena glacialis) concluiu que técnicas de pesca utilizadas por humanos, como as redes de arrasto, reduzem a capacidade de caça e migração desses mamíferos aquáticos e podem causar a morte de espécimes.

O estudo, publicado neste mês no periódico “Marine Mammal Science”, detalha o monitoramento da baleia batizada Eg 3911, encontrada em 2010 na região da Flórida, nos Estados Unidos
De acordo com os pesquisadores, um equipamento experimental chamado de DTAG, desenvolvido pelo Instituto Oceanográfico Woods Hole e que foi instalado na baleia, captou os movimentos do animal durante o período analisado.
Os cientistas verificaram os mergulhos do animal e detectaram que, quando a baleia ficou presa em redes de arrasto, seus mergulhos e a profundidade alcançada por ela eram alterados negativamente. Além disso, para remover o equipamento, os pesquisadores utilizavam sedativos, que também provocavam a redução da velocidade de natação.
Com as informações do DTAG, os pesquisadores desenvolveram cálculos a partir das medições e constataram que ao ficarem presas em redes de pesca, as baleias passam a gastar até 102% mais energia para escapar do material e reduzem sua velocidade em 20%.
Óbito
Durante o estudo, a baleia Eg 3911 apareceu morta e os cientistas verificaram que a causa foi o fato dela ter ficado enroscada em uma rede de arrasto, que lhe causou ferimentos crônicos. Agora os cientistas querem conscientizar pescadores sobre os prejuízos à vida marinha ao utilizar equipamentos predatórios durante as atividades pesqueiras.
As baleias-francas-do-Atlântico-Norte estão à beira da extinção e são um dos grandes animais raros da terra, de acordo com os cientistas. Estima-se que a população desta espécie varie de 350 a 550 animais no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário