quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ibama dá licença para linhas de transmissão do rio Madeira

 

Ibama dá sinal verde para o inicio do licenciamento das linhas de transmissão que ligará Taubaté. Foto: Marcello Casal Jr/ABr/Arquivo.



Passando por 22 municípios entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ibama concedeu a licença prévia para a construção da linha de transmissão Taubaté-Nova Iguaçu, com extensão de aproximadamente 257 quilômetros. A Linha vai ligar a subestação Araraquara 2, de São Paulo, aos principais centros de carga do Sudeste. A energia vem das Usinas do Rio Madeira.

Há quase um ano, o Ibama deu a licença de instalação das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, também conhecidas como Usinas do Madeira: o chamado “linhão do Madeira” percorrerá 2.420 km de extensão, de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), cortando 85 municípios em cinco estados até a subestação de Araraquara 2. 

Agora, uma nova linha será feita entre a subestação de Araraquara para Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Além da linha de trasmissão, a licença concedida na sexta-feira pelo Ibama contempla a ampliação da Subestação Taubaté e a construção da Subestação Nova Iguaçu.

As usinas do rio Madeira brigam na Justiça pelo direito de expandir a capacidade de energia produzida. Como Santo Antônio e Jirau funcionam no mesmo rio, a expansão de uma acarreta em diminuição da capacidade da outra. Com nove turbinas prontas e operando comercialmente desde março do ano passado, as obras na usina de Santo Antônio deverão terminar em 2015, quando as 44 turbinas estiverem em operação. Com 9 em funcionamento, a hidrelétrica está produzindo 644MW.

Já a hidrelétrica Jirau deve começar a operar no primeiro trimestre de 2013.

Fonte: http://www.oeco.com.br/salada-verde/26834-ibama-da-licenca-para-linhas-de-transmissao-do-rio-madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário