quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mergulhador grava momento que liberta golfinho de isca de pesca


Por Fanni Duarte | 

Mergulhador da NOAA durante expedição de limpeza ajuda tartaruga marinha.
Mergulhador da NOAA durante expedição de limpeza ajuda tartaruga marinha.
Foto: Divulgação / NOAA
1 
No último dia 11 deste mês, na costa do Kona, no Havaí, um grupo de mergulhadores observava e documentava arraiais se alimentando de plâncton (conjunto dos organismos presentes na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos) quando um golfinho se aproximou nadando de forma lenta e irregular.

Os mergulhadores perceberam que o animal estava com uma isca de pesca presa na barbatana peitoral. Um dos membros da equipe, Keller Laros, retirou o objeto com uma faca para libertar o golfinho.

Esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. Desde 1996, o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), conduz um cruzeiro para recifes de ilhas remotas do Havaí, as Northwestern Hawaiian Islands, também conhecidas como Papahānaumokuākea Marine National Monument, a fim de recolher destroços.
O órgão, que é responsável por cuidar de assuntos relacionados aos oceanos, atmosfera, clima e meteorologia, recolheu só em 2012, 50 toneladas de lixo. Confira o vídeo que mostra o resgate do golfinho.

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/CCXx2bNk6UA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Fonte: http://webventure.virgula.uol.com.br/mergulho/n/mergulhador-grava-momento-que-liberta-golfinho-de-isca-de-pesca/32044

Nenhum comentário:

Postar um comentário